quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Treino: o mais importante item do “equipamento” de sobrevivência

Treino de fogo do Grupo Legio

Gastar “pipas” de dinheiro com o equipamento melhor e mais recente, é algo que muitos fazem nesta área.  Atenção, não nos interpretem mal, nós também gostamos de bom equipamto.

Mas o problema, é que não vemos muitos a  gastar dinheiro ou esforço na sua formação e conhecimento sobre o seu equipamento.
Quando dizemos formação, não nos referimos apenas especificamente a participar de cursos (embora o recomendemos).  Acreditamos que a experiência é tão importante quanto o treino.
 
Quando nos defrontamos com uma situação que tinhamos enfrentado antes, geralmente sabemos como lidar com ela. Por quê? É claro, porque já lidamos com ela anteriormente.

Muitas pessoas pensam que quando se depararem com uma nova situação, irão conseguir e obter as competências para se “safar”.  Mas como já muitos se aperceberam, não é assim que se passam as coisas.
Realisticamente, irá recorrer ao seu nível de formação para enfrentar e tentar ultrapassar essa situação com os conhecimentos e experiencias que possui.


Marcha do Grupo Legio na Serra do Alvão
Vejamos isto sob um ponto de vista fisico.
Acredita que será capaz de fazer uma saída de emergência (bug out)  a pé de 40 km carregado com tudo o necessário, para chegar ao seu local preparado para esse fim ?

Temos a certeza de que existem muitas pessoas por aí que acreditam que conseguem.
Mas nós duvidamos…

Sempre haverá quem deixe que umas fantasias (ou visto na tv) leve a melhor sobre as suas reais capacidades.
Se nunca se esforçou e treinou para obter essa a capacidade física, muito provavelmente isso não irá  acontecer se alguma vez se tornar real a necessidade de tal saída.

Existem intermináveis recursos de sobrevivência online, e pode passar horas e horas a ver o grande número de "especialistas de sobrevivência" no YouTube.
Se está apertado de dinheiro, e essa é a única opção que tem, então é melhor do que nada.
Mas mesmo assim, nós incentivamo-lo a  sair e a praticar essas habilidades e a ganhar essa "experiência”, e a boa noticia é que pode faze-lo por pouco dinheiro.
Ao tentar e errar fazer algo é que pode aprender como fazê-las correctamente.
Um exemplo disto é o fogo por fricção. Provavelmente vai falhar muitas vezes antes de o conseguir fazer, mas a experiência irá ajudá-lo a conseguir noutras situações.

Se tem algum dinheiro para gastar, pode iniciar formação nas seguintes áreas:
• Sobrevivência (abrigos, fogo, agua, etc)
• Defesa pessoal (ou seja, Karate, boxe, etc ...)
• Jardinagem / Hortas /  Plantas medicinais

Algumas dessas competências  pode obtê-las com amigos, já para outras  terá que frequentar cursos.
Por principio, dinheiro em (boa) formação, é bem gasto.
Vai notar o quanto irá subir o nível das suas competências e experiencias.

E não esqueça -> Treino: o mais importante item do “equipamento” de sobrevivência


Sem comentários:

Enviar um comentário