No dia 3 de Dezembro, o Grupo Legio organizou mais uma actividade em Valongo.
Para além da habitual caminhada pela serra, foram revistos princípios de orientação usando uma bússola prismática. Esta foi empregue para determinar o azimute de um ponto de referência. O azimute magnético consiste no ângulo horizontal que uma direcção faz com o Norte Magnético e é um dado precioso em Topografia, Astronomia, Náutica e, naturalmente, no sobrevivencialismo.
No final, houve ainda tempo para montar uma tarp improvisada a partir de um poncho. Para tal, primeiro passou-se uma corda pelos orifícios que se encontram ao centro do poncho. As pontas da corda foram atadas aos troncos de 2 árvores.
De seguida, usou-se uma faca para cortar e afiar estacas, 6 ao todo. Com recurso a uma pedra, as estacas foram enterradas no solo à volta da tarp nos pontos mais adequados para a sua montagem (3 estacas de cada lado da tarp).
Por último, foram usados nós do tipo taut-line para prender o poncho às estacas.
O tipo taut-line tem como vantagem a possibilidade fazer o nó deslizar com o intuito de ajustar a tensão do cordão. Para além disso, este nó é fácil de desfazer, simplificando o processo de desmontagem da tarp.
Após se prender a tarp às 6 estacas, cada uma com o seu cordão, o processo encontrava-se concluído.
Sem comentários:
Enviar um comentário