Tratava-se de uma simples horta com vegetais e frutos inserida numa propriedade privada, embora tenham existido também parques públicos com o mesmo objectivo: aliviar a pressão no fornecimento público de alimentos durante o tempo de guerra.
Estas hortas têm-se tornado cada vez mais populares em grupos sobrevivencialistas e “preppers”.
No entanto, a finalidade das Hortas da Vitória actuais não é aliviar a pressão no abastecimento alimentar público mas sim assegurar o próprio abastecimento alimentar.
Estas hortas podem ser grandes ou pequenas dependendo das necessidades de cada um.
Uma Horta da Vitória providencia alimentos frescos quando não há possibilidade de os comprar, e pode tornar-se num grande trunfo caso deseje fazer troca de bens.
Como plantar uma Horta da Vitória:
- Decida onde irá plantar a sua horta. Um local exposto ao sol no quintal é uma escolha óbvia mas não é a única. Caixas e recipientes junto a uma janela ou na varanda, por exemplo, podem ser utilizados com bastante sucesso (e há mesmo quem cultive no telhado de casa).
- Determine a classificação climática da sua zona. De acordo com a classificação de Köppen, o território português apenas abrange 2 categorias (Csb no Norte e Csa no Sul). Determinar qual a categoria da sua zona permitirá escolher plantas que se adeqúem às características climáticas desta.
- Escolha as suas plantas. Concentre-se nos frutos e vegetais que come regularmente. Desta forma, conseguirá ter o máximo de impacto na conta de supermercado. Se for um novato na agricultura, comece com plantas fáceis de cultivar (tomate “cherry”, feijão, alface, ervilhas). Caso deseje efectuar o mínimo de manutenção possível, escolha plantas perenes (inúmeras árvores de fruto, brócolos, espinafres, batata doce, espargos, etc.) e, no ano seguinte, não terá que plantar tanto.
- Adquire as sementes e plantas que necessita.
- Leia. Enquanto a Primavera não chega, leia tudo o que puder sobre agricultura.
Dicas:
- Comece a semear as plantas em recipientes/alvéolos dentro de casa durante o Inverno. Assim, quando chegar a última geada, as suas plantas já estarão numa fase de crescimento mais avançada.
- Caso não tenha espaço para cultivar, procure por hortas comunitárias na sua área ou então peça a um amigo para usar o seu terreno em troca de parte da colheita.
Sem comentários:
Enviar um comentário