segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Sensação térmica

A sensação térmica (wind chill em inglês) é a temperatura aparente sentida, devido a uma combinação entre a temperatura do ar e a velocidade do vento. Com a excepção das temperaturas muito elevadas, a temperatura da sensação térmica é sempre inferior à temperatura do ar. Quando a sensação térmica é superior à temperatura ambiente, é utilizado o índice de calor. Isto é, tem a ver com a quantidade de calor que a pessoa perde para o ambiente onde está.
São vários os factores que afectam a sensação térmica, como o vento, humidade, pressão, grau de poluição do ar. Para a sua medição com exactidão, devem ter-se em conta todos estes factores. De uma forma simples e aproximada pode-se usar tabelas como a que juntamos.
Vamos ver um exemplo prático de sensação térmica: num dia de 28º podemos ligar um ventilador para nos refrescarmos. É um facto que resulta, mas ao ligá-lo a temperatura do local não desce. Mas, a sensação térmica baixa, pois o ar está com uma temperatura inferior à do corpo, e ao passar rapidamente retira-lhe calor mais rapidamente do que se o ar estivesse parado.
Olhando para a tabela, vemos como o efeito combinado da temperatura e velocidade do vento facilmente nos pode afectar. É essencial minimizar a perda de calor pelo vento e chuva. O vento movimenta o ar quente para cima, que é soprado para fora, num processo chamado convecção. Quanto mais forte for o vento, mais rapidamente o ar quente vai embora, sendo produzido um efeito de resfriamento que torna a sensação de frio muito mais intensa. A chuva faz com que as roupas fiquem húmidas, reduzindo o seu valor de isolamento. A roupa molhada reduz o calor do corpo a níveis alarmantes. Uma capa impermeável (ou corta-vento) sobre as camadas de isolamento elimina a perda de calor por condução e convecção. Como o vento não penetra na capa, o ar quente junto do corpo permanece aí. Como é impermeável, a capa também mantém as camadas de isolamento secas, preservando o calor.
A importância de estarmos preparados é fundamental.


Fontes: Wikilusa e outras

Sem comentários:

Enviar um comentário