sexta-feira, 22 de maio de 2015

Caos Urbano

Caos Urbano - A Crise e o Estado por António de Sousa Lara




Quando um fenómeno disruptivo abala a ordem social, seja ele de origem natural ou humana, e o sistema não tem capacidade para o resolver de forma autónoma, encontramo-nos perante um cenário de crise, tipicamente gerador de estados de turbulência, instabilidade e imprevisibilidade. Em zonas densamente povoadas, nomeadamente nas cidades, o impacto de uma crise torna-se proporcionalmente avassalador, com os seus efeitos a fazerem-se sentir na população sob a forma de ansiedade, medo e irracionalidade.

Em consequência, os efeitos de destruição e degradação propagam-se aos sistemas, sejam eles políticos, sociais, económicos ou mesmo de segurança, num fluxo contínuo inerente à própria evolução da crise. Instala-se o caos urbano. Proliferam os comportamentos subversivos – mais como produtos da evolução da crise do que como a sua causa – e, a par deles, emergem questões que requerem resposta igualmente pronta.

Como se deverá intervir?
Quem deverá assumir a gestão da crise, travando ou minimizando os efeitos de caos?
Poderá este papel adotar simultaneamente uma vertente preventiva e outra prospetiva?

Partindo de um modelo teórico de evolução da crise, e através da sua aplicação na análise exaustiva de diversos exemplos de crise contemporâneos, este livro apresenta o Estado como a entidade acertada para assumir essa responsabilidade. Ao adotar uma posição preponderante na gestão de crise e caos urbano baseada em estratégias de intervenção delineadas a priori, o Estado deverá ter a capacidade para controlar o impacto destes fenómenos na sociedade, utilizando-os em seu proveito como catalisadores na promoção da coesão social e na manutenção do status quo.

Este livro traz-nos uma nova perspetiva sobre modelos prospetivos que, tornando-se ferramentas ao serviço das Ciências Sociais, lhes conferem maior utilidade na sociedade.

Com Prefácio do General Pinto Ramalho

Ao longo do livro são abordados, os seguintes temas:

    Considerações sobre a Teoria do Caos Urbano;
    A Crise;
    Breve Reflexão sobre o Caos;
    O Modelo Teórico do Desenvolvimento da Crise;
    Casos de Estudo - Análise do Modelo em Crises no Século XXI;
    Violência Urbana (Tópicos para a Construção de um Early Warning System);
    Políticas de Segurança - Desafios e Rumos;
    O Paradigma Securitário versus a Investigação Criminal no Estado de Direito Democrático;
    Educação, Coesão Social e Segurança Pública - O Impacto na Crise e no Caos.





Sem comentários:

Enviar um comentário