sexta-feira, 5 de junho de 2015

A Fisga como ferramenta de sobrevivencia

Frequentemente esquecida, a fisga pode ser uma excelente ferramenta para o sobrevencialista.

Hoje em dia, existem muitos modelos de fisgas, desde o mais simples até ao mais complexo, com potencia e precisão excelentes.

Desde logo vemos pontos positivos como ferramenta de sobrevivencia, por exemplo o facto de ser (normalmente) facil arranjar munição em muitos dos terrenos, e quase qualquer coisa serve, pedras, rolamentos, etc.

E é claro, não esquencendo que a fisga, por norma, é pequena e facil de transportar.
Ou não querendo andar com a fisga completa, podemos apenas ter as borrachas na mochila, e quando necessário tentar arranjar material simples para montar e usar uma fisga.

Aqui temos um video que demonstra isso:

Assim, o sobrevivencialista, pode ter uma ferramente polivalente, que lhe permite defender-se e caçar pequenos animais, mantendo-se alimentado.


Uma outra "classe" de fisgas, são as que permitem lançar flechas.
Conhecidas como SlogBow, existem bastantes modelos, com potencia e precisão diferentes.

Estas fisgas podem ser uma mais valia para o sobrevivencialista em determinadas situações, permitindo caçar animais maiores.
É claro, que neste caso perde alguma vantagem da facilidade e rapidez de arranjar munição das fisgas normais, no entanto na maior parte dos casos deve ser possivel recuperar as flechas.
E deverá existir  a possibilidade de fazer flechas no terreno, desde que exista os materias precisos e a habilidade para isso.

Aqui um video que ensinar a fazer uma simples:

Aqui a modificação de uma fisga comercial:

 Umas ultimas palavras:
Treine, treine e treine - é preciso habilidade e precisão para acertar num alvo.
As fisgas são perigosass, por isso tome muito cuidado e todas as medidas de segurança e proteção, para si e para os outros, enquanto as usa. Evite acidentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário