quarta-feira, 9 de março de 2016

Plantas herbáceas: Urtiga-comum

Urtiga-comum (Urtica dioica)



Descrição botânica:
Planta perene, de caules prostrados e delgados, produzindo cada ano ramagem até 1,5m de altura. Folhas opostas, pecioladas, ovado-lanceoladas, de bordos serrados. A estrutura aérea da planta possui um grande número de pelos, alguns dos quais (os maiores) são urticantes. É uma planta dióica (diferenciada em indivíduos masculinos e femininos). Flores estão dispostas em inflorescências ramificadas (panículas) penduradas a partir dos nós superiores. Individualmente, são pequenas e pouco chamativas, com 4 estames (no caso das flores masculinas) ou o gineceu (nas flores femininas). O fruto é um pequeno aquénio. Floresce na Primavera e Verão.
Habitats: Prados, campos de cultivo, nas proximidades de habitações, bosques.
Perigos conhecidos: As folhas da planta possuem pelos urticantes e podem causar irritação da pele. Este efeito é neutralizado pelo calor ou ao esfregar hortelã. No entanto, as folhas cozinhadas não apresentam qualquer perigo e são bastante nutritivas. Devem usar-se apenas as folhas jovens pois as mais velhas podem irritar os rins.
Usos alimentícios:
As folhas jovens são cozinhadas como verduras e adicionadas a sopas, etc. Também se podem secar para utilizar no Inverno. São um alimento bastante nutritivo que se digere facilmente e é rico em minerais (especialmente ferro) e vitaminas (especialmente A e C). A única precaução a ter consiste em colocar luvas ao colhê-las. Quando as folhas são cozinhadas ou secas, estas perdem o seu poder urticante e podem ser consumidas sem problemas. Os rebentos tenros colhidos na Primavera quando têm entre 15 e 20cm são os ideais.  As folhas velhas podem ter um efeito laxante.
 
 

Com as folhas secas, faz-se um chá quente de sabor suave.
Os rebentos jovens podem ser usados na produção de cerveja.
 
Outros usos:
Dos caules obtêm-se fibras usadas para fazer cordas ou para tecer. (ver www.jonsbushcraft.com/Nettle%20cordage.htm (em inglês)). Também se faz um papel de boa qualidade. As fibras são produzidas em menor quantidade que as do linho e são mais difíceis de extrair.
Os resíduos vegetais que se obtêm depois da extracção das fibras são uma boa fonte de biomassa que tem sido usada na produção de açúcar, álcool etílico, amido e proteínas.
Um óleo obtido a partir das sementes é usado para iluminar.
É uma das plantas aconselhadas em Agricultura Biológica para a activação bacteriológica da pilha de compostagem. As folhas são também uma excelente adição à pilha de compostagem. Com a planta inteira podem-se fazer macerações com propriedades insecticidas, podendo também ser aplicadas como fertilizantes foliares.
Supõe-se que as urtigas aumentem a concentração de óleos essenciais das plantas vizinhas, tornando-as mais resistentes a doenças.
Apesar de muitas espécies de insectos se alimentarem de urtigas, as moscas são repelidas pela planta. Geralmente, basta colocar um punhado de urtigas nos locais destinados a guardar alimentos.
É possível obter-se uma tinta verde permanente a partir da cozedura de folhas e caules.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário